Sejam bem vindos! Contamos sempre com sua visita e comentários por aqui viu?

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Israel x Palestina: sucessão de planos fracassados

O principal conflito no Oriente Médio se dá entre palestinos e israelenses, e mistura disputas territorial e religiosa. Sua origem é histórica. Em um dos lados estão os palestinos muçulmanos, que querem todas as terras sagradas ocupadas por Israel para o Islã. Do outro, os israelenses judeus, que não querem abrir mão das terras reivindicadas pela Palestina. No Corão, livro sagrado dos muçulmanos, os israelenses são definidos como elementos minoritários e como um povo no qual não se deve confiar e que precisa ser mantido sob domínio. A porção oriental de Jerusalém é reivindicada pelos dois lados. Os palestinos querem instalar ali a capital de seu tão sonhado Estado. Até hoje, não houve acordo de paz que fizesse os inimigos chegarem a um consenso.
A chamada Diáspora, espalhamento dos israelenses judeus por diversos países ao redor do globo, se intensificou no ano 70 d.C. por motivo religioso, em conseqüência da destruição do Templo Sagrado de Jerusalém pelos romanos. Apesar de dispersos, os israelenses mantiveram vínculos emocionais e históricos com a pátria mãe perdida e sempre defenderam um reencontro.
Históriadores já afirmaram que, as pré-condições políticas e a existência de extremistas religiosos e terroristas, fora de controle, impossibilitam um acordo. Nas condições políticas, se destaca o fato de Ariel Sharon não se comprometer com os palestinos e de ter sido Arafat ser uma figura destituída de autoridade, apesar de eleito democraticamente. Assim, mesmo que a população, em geral, até já aceite a possibilidade de divisão de terras, o radicalismo impede sua efetivação.
O que você acha??? Quem deve ficar com a terra e qual o real motivo de toda essa confusão???

14 comentários:

Anônimo disse...

Primeiramente o elogio. O texto está muito bem escrito. Bem pesquisado e fundamentado.
Agora a opinião pessoal: um povo (judeus) que viveu de perto os horrores do holocausto e que baseia sua história na milenar religiosidade deveria ser mais contrário à guerra. Infelizmente, Israel, com o apoio dos EUA, continua promovendo a matança. E os árabes, que também não são nenhuns santinhos tentam responder como podem. Aí se vê essa bagunça.
Que Deus (ou Alá) possa trazer a paz para esse lugar, conhecido como Terra Santa.

>Prado

Anônimo disse...

Na realidade o estado de israel nunca deveria ter sido imposto goela abaixo dos povos da palestina…com isso criou tudo isso que vemos…os maiores interessados nisso são as potências ( USA, INGLATERRA..etc0..que quando criaram israel já esperavam a longo prazo a dominação do orienta médio, e na realidade estes que se autioproclamam-se judeus são europeus disfarçados, colonialistas , imperialistas, belicistas, pois os verdadeiros judeus eram negros e não brancos…

Anônimo disse...

O assunto e pertinente.
Devemos olhar este tema à luz da Biblia. Historicamente pela Biblia vemos que esta guerra vem de milênios atrás. Surgiu com a desobediência de Abraão em não aguardar o filho da promessa - Isaque -. Com o nascimento de Ismael, surgiram os seus descendentes inimigos dos descendentes de Isaque - O povo de Israel -. A paz tão esperada e desejada entre àquele povo só virá após a vinda de Jesus Cristo, que está muito breve. As profecias biblicas mostram que o fim está próximo.

Anônimo disse...

Devemos notar também o interesse militar que aquela faixa de terra despertava por ser geograficamente estratégica, ligando África/Ásia/Europa. Eliminar todos aqueles que pensavam diferente sempre fez parte das políticas ditatórias da história e não foi diferente nos governos islâmicos. Dentro deste contexto, podemos admitir que o Islã não têm o direito de negar a Israel o seu estado. É obvio que a recíproca é verdadeira, e os Judeus não tem o direito de hostilizar os muçulmanos! Embora sejam raros os países que abrigam muçulmanos e não tenham problemas com essa religião...

Anônimo disse...

Interessante e muito oportuno o propósito de desmistificar o indefinido conflito que se arrasta há décadas. É triste observar que nosso planeta nos foi dado pelo Deus criador sem bandeiras, territórios, enfim divisões que tanto tem separado a humanidade. Não há maior fator de separação entre as pessoas do que o medo. E é esse sentimento que tem prevalecido no nosso dia-a-dia. Entre árabes e muçulmanos é uma triste realidade extensiva a todos nós, que nos consideramos irmãos, filhos de um único e amoroso Pai. Belo trabalho! Sucesso!

Anônimo disse...

Bom... primeiramente eu gostaria de parabenizar a esquipe... est�o de parab�ns!! a ideia do blog foi �tima... pois assim nos informamos mais e descobrimos coisas que consideramos irrelevantes... Esses conflitos que se dizem 'religiosos' n�o passam de uma 'faixada' para poderem brigar por seus territ�rios 'justamente'! alegando que est�o fazendo isso pela religi�o... Eles n�o percebem que est�o se destruindo cada vez mais com isso... e que eh necess�rio uma divis�o justa! para assim n�o haver mais conflitos...

Unknown disse...

realmente o texto está bem elaborado e claro! é facil perceber que realmente é uma questão delicada, porque envolve vidas, a imposição imperialista incendiou a guerra! Os israelenses donos dos maiores bancos americanos, exigem a ajuda do pais pois tem a força de quebrar a maior economia do mundo os EUA se tornam escravos da sua propria força, os israelenses por sua vez com ajuda do maior poder bélico do planeta impoe sua vontade e donima a terra atualmente! por fatos históricos não eram os donos da terra e ai vem a grande questão, quem é o maior interessado em manutenção do poder na mão atual e porque? para que manter aqueles paises sempre em guerra? é facil! eles sempre em guerra, compram armas e não se unificam para fortalecerem e tornarem-se potencias on interesse de mais mercados consumidores ainda mais de industria belica que é a principal americana mostra que o capitalismo não se importa com vidas e faz de tudo até usam nome de Deus, Ala entre outros para ganhar mais e mais.

Unknown disse...

Que delícia de ler e ver!!!
As postagens estão correspondendo com o que estudamos em classe.
Creio que nunca mais nos esqueceremos do Oriente Médio e seus problemas. O Objetivo de um
educador deve ser exatamente este,
possibilitar ao seu alno caminhar um pouco mais além.
Vocês superaram minhas expectativas.
Amo vocês, beijos.

Unknown disse...

Parabéns as pessoas que se dedicaram a criação do site; ele está relamente muito bom, com muitas informações sobre o assunto e escrito de forma clara e objetica fazendo com que todos possam ter um bom intendimento do assunto.o site me ajudou muito, obrigada.

Anônimo disse...

I pay a quick visit dаy-tо-ԁaу some ωеb sites and blogs to read pοѕts, еxcеpt thiѕ blog prеsentѕ
quаlity based aгticles.

my ωeb blog - Daniel

Anônimo disse...

My сoԁег is trуing tο сonvince me to mοve tο .
nеt frοm ΡHP. I hаve alωays ԁіslikeԁ the іdea bеcаuse оf the сosts.
But hе's tryiong none the less. I've been using WогdРгesѕ on numеrous websites for about a yeаr and
am worriеd about switching tο anοther plаtfοrm.
I have hеard ѵery goοd things аbout blοgengine.
net. Iѕ there a ωay I can imρort аll mу woгdpress poѕts
intο it? Аny kinԁ оf help ωould be really appгecіated!


my ѕite; anciensdesaintjude.free.fr

Anônimo disse...

Whats uρ very cool ѕitе!! Guу ..

Beautiful .. Amazing .. I will bookmaгk yоur webѕіte and tаke thе feеds also?
І аm haрpу to seek out ѕο
many usеful infoгmatіоn right hегe in the submit, ωe'd like work out extra techniques on this regard, thanks for sharing. . . . . .

Review my web-site - Aurawave Reviews

Anônimo disse...

Тodаy, I went to thе beach with mу kids.
I found а sea shell and gave it to my 4 year old dаughter
and sаid "You can hear the ocean if you put this to your ear."
Shе placed the shell tо her еar and ѕcrеamed.
Therе wаѕ а hermit сrab inside and іt
pinched hеr ear. Ѕhе nеνer
ωants to go baсκ! LoL І know this is entirely οff toρic but I had to tell someоne!


Here is my page ... carrieraircon.co.uk

Anônimo disse...

Hey! Тhіs iѕ kind of off topic but I need ѕome aԁvice from
аn establіshеd blog. Is it
hard tо set uρ yοur own blog? I'm not very techincal but I can figure things out pretty quick. I'm thinking аbout setting up my
own but I'm not sure where to start. Do you have any points or suggestions? Thanks

Feel free to visit my webpage ... www.itu.com.br