Sejam bem vindos! Contamos sempre com sua visita e comentários por aqui viu?

quarta-feira, 25 de julho de 2007

+ religião é problema ou solução?

Depende de onde elas acontecem. Os conflitos religiosos do Oriente Médio não são religiosos em sua essência, são territoriais! + Porque e como é que religião está sendo facilmente explorada parecendo fazer mais parte do problema do que da solução? Porque está subentendida nos contextos territoriais sócio-culturais e políticos nos quais religião funciona.
No Médio Oriente, grupos diferentes vêem a si mesmos e a outros em padrões diferentes! Não reconhecem, como nós, o fato de que todas as pessoas foram criadas à imagem Divina, e todas as religiões afirmam o valor de paz como ideal para a sociedade humana. Assim, no Oriente é normal e muitas vezes honroso envolver a religião em manipulações de conflitos territoriais, espalhando violência e guerras, usando símbolos e argumentos religiosos para envenenar mentes e justificar morte!

12 comentários:

Anônimo disse...

Os conflitos que se passam no Oriente Médio normalmente são por luta de territórios em busca de favorecimentos econômicos,porém a religião é envolvida com o intuito de ganhar o apoio da massa popular,já que este povo considera suas terras como sagradas.Com essa desculpa eles exploram a crença do povo,utilizando a devoção religiosa como meio para manipulação,fato que leva um pai de família a se submeter a morte em função de ideais que ele mesmo desconhece.Assim sendo é incerto dizer que as doutrinas de uma religião evidencia-se culpada por tais atos,visto que o modo que se interpreta ou que se faz interpretar é que vão expressar estes atos.

Anônimo disse...

Na verdade o termo religião sempre causou divergências, idéias e opiniões diferentas. O "problema" é que a religião vem sendo usada para camulflar os verdadeiros motivos nos quais acontecem tantos ataques e guerras, que são as riquesas, fontes alternativas de energia, materia prima e poder socio-econômico.O extremismo que está acontecendo hoje em dia em várias religiões são decorrentes apenas desse fato.Com tantas religões e crenças diferentes, solução é uma palavra que não se encaixa a tudo isso, mas é o que todo o mundo procura quando segue uma religião.

AS DUAS FACES CENTRO X FAVELA.... disse...

este blog ficou massa...showw...vlw..
parabens...

Eu digo... disse...

Devo discordah em parte sobre este topico. Achei um pouco pejorativo a forma em que foi abordado o assunto, é certo que a religião de Alá transcedem os limites da Fé em um Deus e passa a comportá-se de forma abusiva, manipulando pessoas para sua doutrina...Entretanto, o mundo vive em tanta corrupção e lastimas que vejo o islã como apenas mais uma desculpa dentre várias. Um exemplo bem conhecido é o do Governo atual brasileiro que tentou minimizar os problemas trazendo o Pan e promovendo Estadios de primeiro mundo, fazendo, de certa forma, a politica do "pão e circo". Outro ponto é a conhecida e tenebrosa Inquisição que a Igreja Católica impôs sobre milhares de pessoas, matando muitos e muitos, igreja esta muito frequentada no Brasil e no mundo.

Felipe Iruatã disse...

Êaah .. o flog

ta interessantt .. i u assuntoo ta corretinho ..

mais um probleminha dakela regiaoo ..

eh a brigaa porr poçoss de petroleo .. ondd eh considerado um "barril de polvora" ...

=DD

vlww

Anônimo disse...

Oi Gente...

Ficou muito massa....

Amei a charge....

Muito interessante....

Bjinhos...

Anônimo disse...

Uma pena que a fé, sentimento capaz de coisas incríveis, esteja sendo tão mal utilizada por povos cuja origem vem de tempos em que Deus lhes falava através de profetas.vivem em conflito por considerarem-se "filhos da promessa" feita por Deus a Abraão a se cumprir na sucessão de seu filho Isaque (judeus). Os descendentes de Ismael (árabes)pretendem usufruir dessa promessa possuindo toda a terra prometida (inclusive a Faixa de Gaza)e suas riquezas.É uma pena que ao invés de buscarem viver em paz em respeito à vontade do Pai, e conhecedores que são dos horrores provocados pela injustiça e terror do holocausto e a guerra fria que se arrasta há tempos, vivem se destruindo lenta e dolorosamente, dia após dia, fechando os olhos para cenas desumanas e horripilantes como a descrita no primeiro artigo deste blog. E afirmam agir em nome de Deus. que Deus? O Deus que devem conhecer não nos ensina o convencimento através da violência, mas do AMOR.

Anônimo disse...

Religião é solução quando se baseia no firme propósito de obedecer e seguir o verdadeiro Deus. O Deus que se manifestou através de Seu único Filho, Jesus Cristo, cuja vida entre nós foi uma lição de amor, dedicação e humildade. Achei este questionamento oportuno pois chama a atenção para a religião ' problema", aquela cuja meta principal são os próprios interesses. Parabéns!

Unknown disse...

No caso do Oriente, a religião é o problema porque é a força que motiva as guerras, envolvendo questões territoriais, econômicas e políticas. É triste, porque na verdade é comum que uma religião pregue paz, se tornando muitas vezes a solução para problemas sociais.O que o Oriente e o mundo precisa é conhecer a verdadeira paz, que não vem de uma religião apenas, mas de um Deus verdadeiro!

Anônimo disse...

Nesse caso problema!!!
cada um com seu fundamentalismo.
o fato é quem muitos estão fazendo mal uso da religião.Por isso que que existem muitas pessoas desiludidas e preferem não seguir nenhuma.

ótima colocação do grupo!!!

anne disse...

Alem de muito inteligente na escolha dos textos, a equipe toda soube ser muito criativa, original e certeira nas imagens..que acabam falando muito mais do que tudo que foi dito!!
Claro que a religiao nao eh um problema..se o intuito inicial de se criar uma religiao eh tornar melhores os homens e pregar todos os principios de amor, harmonia etc..todos esses confrontos mostram apenas que o verdadeiro sentido do islamismo foi perdido, os homens passaram a viver segundo os seus proprios principios (completamente destrutivos, por sinal). Nao devemos julgar suas razoes, mas tb seria muita ignorancia atribuir à religiao tudo q esta acontecendo...

Parabens à equipe, que soube abordar o tema, sem tomar partido na situação, mostrando maturidade na discussao e consciencia humana, social e politica!

Anônimo disse...

Desde já parabenizo toda a equipe... pelo maravilhoso trabalho... diria que foi um casamento Perfeito... a organização... as imagens e os textos... Parabéns!

...
a religião não é um problema...
e sim... o problema está dentro das pessoas que criam religiões com fundamentos em suas próprias teses... se esquecendo que só existe um só Deus e uma só verdade... e que somos imagem e semelhança do todo Poderoso... mas tantas guerras... tantas discórdias... tantas decepções... tanta violência... e o homem ainda tem coragem de perguntar porque? que irônia... se você abrir o Livro da vida... entenderás todas as suas indagações... o homem hoje simplesmente está colhendo a semente que jogou na terra sem pensar... então cuidado com a semente que vai jogar "sobre" a terra... pois os frutos com certeza colherás... tudo que o homem faz traz consequencias... e não pense que vai melhorar não... o pior ainda está por vir... para que se cumpra o que está escrito... aí... todo joelho se dobrará e toda língua confessará que só o Senhor é Deus...

Bom... é isso aí... (risos)...
Parabéns mais uma vez...
Sucesso!
=]